5 Razões Para se Adequar a LGPD

neon tubes building the number five

Saiba agora 5 razões para que sua empresa deve se adequar a nova legislação, Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD, em vigor desde 18 de setembro de 2020.

1. Reputação da sua empresa

Tenha a consciência que o descumprimento não está apenas relacionado em pagar a multa de até 2% do faturamento das empresas (com valor máximo de até R$ 50 milhões por infração).

O maior problema é a reputação da sua marca e o que isso significa para seus clientes.

Podendo ocasionar mais danos a empresa, em virtude da quebra de confiança e segurança com os seus consumidores e usuários, já que garantir a transparência e a confiança entre os envolvidos deve ser contínua!

2. Seus processos atuais podem se tornar ilegais

Com a lei em vigor, a maneira que realiza os seus negócios será modificada. As informações voltam a ser de propriedade do indivíduo e as empresas deverão mostrar que possuem interesse em utilizar esses dados e como o farão. Muitos dos processos atuais se tornarão ilegais. Será necessário fazer uma avaliação da maturidade dos processos e impactos de riscos, que é um levantamento de situações que devem ser corrigidas pelas empresas para garantir que a LGPD seja cumprida em todos os departamentos.

3. É provável que você precise de alterações nos contratos com seus fornecedores e clientes

As empresas deverão se adequar às regras, por meio de ações como alterações de seus contratos com prestadores e, principalmente, clientes. Vale lembrar que a lei “dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.

4. Para maiores empresas, será necessário contratações de novos funcionários

Para empresas de grande porte, alguns conceitos básicos de gestão interna passarão por transformações. Um dos exemplos são os processos de auditoria, que deverão se adequar às especificações da coleta de dados dos colaboradores, eliminando informações que não foram autorizados por eles. 

5. A LGPD é para todas as empresas?

Controlar o avanço dos cibercrimes, fortalecer os direitos dos cidadãos sobre seus dados e sua segurança estão vinculados à Lei Geral de Segurança de Dados. Para que ela tenha efeito, é preciso cooperação e empenho da sociedade civil e do mercado. A lei excluiu a abrangência para aqueles que tratam dados para fins meramente particulares e não econômicos, como fins jornalísticos, artísticos, acadêmicos e todo aquele realizado para fins exclusivamente de segurança pública, defesa nacional e segurança do Estado.

Mapear o fluxo da origem dos dados, classificá-los e utilizar ferramentas tecnológicas para poder adequar-se corretamente à LGPD cria mais oportunidades de negócios. Por isso, adaptar-se à lei é essencial para poder monetizar dados de forma mais segura e garantir a credibilidade das empresas

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn