TISEC

PENTEST (Teste de Intrusão)

BRINDE SEUS ATIVOS CONTRA ATAQUES CIBERNÉTICOS!

Infraestruturas de rede, páginas da web e programas são frequentemente visados por uma ampla gama de ameaças cibernéticas. Portanto, é crucial empregar medidas de segurança robustas para assegurar que os sistemas vitais estejam adequadamente salvaguardados. Mas para saber quais medidas precisam ser tomadas, primeiro precisa saber se existe vulnerabilidades no ambiente, ai que entra o Pentest como Serviço da TISEC.

Pentest

O que é um Teste de Intrusão?

Teste de Intrusão, também conhecido como Pentest (Penetration Test), é um método de avaliação de segurança que simula ataques a um sistema para identificar vulnerabilidades. O objetivo é descobrir pontos fracos antes que invasores mal-intencionados o façam.

O Pentest pode ser realizado em qualquer parte da infraestrutura de TI, incluindo redes, sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações web e até mesmo dispositivos físicos. Ele pode ser dividido em duas categorias principais: Black Box e White Box. No Black Box, o tester não tem conhecimento prévio do sistema, imitando um ataque externo. No White Box, o tester tem acesso total ao sistema, simulando um ataque interno.

Os Pentests são realizados por profissionais de segurança éticos, que utilizam uma variedade de ferramentas e técnicas para tentar violar as defesas de um sistema. Eles podem explorar vulnerabilidades conhecidas, tentar ataques de força bruta, usar engenharia social e muito mais.

Após o teste, é fornecido um relatório detalhado das descobertas, incluindo as vulnerabilidades encontradas, a gravidade de cada uma e recomendações para correção. Isso permite que as organizações melhorem sua postura de segurança, protegendo-se contra ameaças reais. Portanto, os Pentests são uma parte essencial de um programa de segurança robusto.

Benefícios do Pentest como Serviço da TISEC

Identificação de Vulnerabilidades

O Pentest ajuda a identificar vulnerabilidades em seu sistema antes que os invasores possam explorá-las.

Avaliação de Impacto

Permite entender o impacto potencial de um ataque bem-sucedido, incluindo perda de dados, tempo de inatividade e danos à reputação.

Cumprimento de Regulamentos

Muitos setores e regulamentos exigem testes de intrusão regulares como parte de suas diretrizes de conformidade.

Proteção de Clientes

Ao proteger seus sistemas contra invasões, você também está protegendo os dados de seus clientes de serem roubados ou comprometidos.

Educação de Funcionários

Os resultados de um Pentest podem ser usados para educar os funcionários sobre as ameaças e como evitar comportamentos de risco.

Melhoria Contínua

A TISEC fornece um valioso relatório para melhorar continuamente suas políticas de segurança, treinamento de funcionários e resposta a incidentes.

16 anos de mercado oferecendo produtos para impulsionar a produtividade dentro da sua empresa.

Proteção de dados e segurança que garantem o funcionamento do seu negócio e o seu retorno financeiro.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CONTRATAÇÃO DE PENTEST

Deseja estar à frente e ter um diferencial?

Então saiba que a Tisec possui uma estrutura adequada para ajudar a sua empresa a se DESTACAR!

Pentest Blackbox

Nesta modalidade, a empresa responsável pelo pentest opera sem informações prévias fornecidas pelo cliente, imitando assim um ataque cibernético real. Os profissionais de TI empregam técnicas avançadas de hacking ético, sem o conhecimento interno sobre os sistemas visados, para determinar como um invasor externo poderia penetrar nas defesas.

Pentest White Box

White Box demanda um acesso total ou parcial à infraestrutura do cliente, incluindo configurações de servidor, código-fonte, detalhes da rede, bases de dados e métodos de acesso. Esse método fornece uma avaliação detalhada e abrangente, explorando cada camada e componente para identificar vulnerabilidades e pontos de melhoria.

Pentest Gray Box

Este é um tipo intermediário de pentest que combina elementos dos testes Black Box e White Box. Neste caso, os testadores têm algum conhecimento e acesso ao sistema, mas não tanto quanto no White Box.

Como funciona o Pentest como Serviço da TISEC ?

O processo de Pentest, ou Teste de Invasão, envolve as seguintes etapas.

  1. Planejamento: Esta etapa envolve a definição dos objetivos, escopo e cronograma do teste.
  2. Documentação: Desenvolvimento de todos os documentos necessários para o início dos testes.
  3. Reconhecimento: Coleta de informações sobre o domínio a ser testado de forma passiva.
  4. Enumeração: Coleta de informações do alvo como por exemplo portas, serviços e vulnerabilidades.
  5. Verificação: Esta etapa envolve a compreensão do sistema-alvo, seguida pela verificação e enumeração para entender melhor o sistema.
  6. Exploração e Ataque: Nesta etapa, os pentesters simulam ataques controlados para avaliar a resistência de um sistema ou rede a potenciais ameaças cibernéticas.
  7. Relatório: Após a conclusão dos testes, um relatório detalhado é preparado, destacando as vulnerabilidades encontradas, a gravidade das mesmas e as recomendações para mitigá-las.

Cada etapa é crucial para garantir que o Pentest seja completo e eficaz na identificação de vulnerabilidades e na melhoria da segurança cibernética.

Blog

Líder de mercado

TISEC certificada e representante no Brasil das maiores frentes de segurança da informação mundial