A Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13.709, tem como objetivo resguardar o direito à privacidade dos cidadãos brasileiros. Todo titular de dado, desde agosto de 2020, data em que a lei entrou em vigor, tem como direito fundamental a preservação de seus dados pessoais e o direito de saber quem, por quanto tempo e por qual finalidade são armazenadas as suas informações.
Desta maneira os sites, que acabam sendo porta inicial das empresas, são coletores de dados pessoais, os quais necessitarão estar adequados a LGPD.
Listamos abaixo 5 motivos importantes do porquê os sites precisam ser prioridades quando se trata da implementação da Lei Geral de Proteção de Dados:
1. É vitrine
Os sites são as vitrines das empresas para os seus clientes, parceiros e fornecedores. Muitos clientes só irão fechar parceria, caso a empresa já esteja adequada a Lei 13.709. O site em compliance com a LGPD, informa que a empresa está no processo de implementação ou que já foi regularizada.
2. É meio de coleta de dados
Todo site empresarial possui coleta de dados pessoais, sejam eles, currículos, informações de clientes, de visitantes, entre outros. E por esta razão precisa adequar-se à Lei Geral de Proteção de Dados.
3. Maior transparência para os Titulares de Dados
O site em compliance com a LGPD, terá disponível para os usuários, informações importantes como por exemplo Política de Cookies, Termos de Consentimento, Canal do Encarregado de Dados, entre outros. O que tornará sua empresa com total transparência para os Titulares de Dados, ao tratar-se de LGPD, pois todos terão acesso as informações.
4. Evita processos indenizatórios
A empresa que não possui seu site adequado a LGPD e coleta dados pessoais por meio dele, está sujeita a multas e processos indenizatórios previstos na Lei. A multa pode chegar a 2% do faturamento da empresa ou até 50 milhões de reais por infração cometida.
5. Auxilia a equipe de marketing no direcionamento das estratégias
Um dos itens para que o site fique adequado a LGPD, é a criação das Políticas de Cookies. Nesta política, os usuários poderão selecionar e consequentemente direcionar, para qual finalidade serão coletados seus dados, isto é, para quais cookies, eles autorizam a utilização das suas informações. A companhia poderá ter acesso aos interesses principais dos visitantes de seus sites e assim realizar um trabalho de marketing direcionado.
Sua empresa precisa deixar o seu site em compliance com a LGPD?
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