TISEC

O que é Malware?

O que é Malware?

Malware é um termo que se refere a fusão de duas palavras da língua inglesa, “malicious software” que juntas significam “software malicioso”.

Ele é uma definição abrangente para especificar vários tipos de softwares maliciosos, que vão desde Spywares, a Ransomwares, Worms, Trojans, Rootkits, entre outros.

Os programas maliciosos são utilizados para ocasionar danos aos usuários, afetando computadores, celulares e até redes inteiras.

Dentre os objetivos deste software malicioso estão o de roubar e interceptar informações, sequestrar dados para solicitar valor de resgate, ocasionar danos físicos aos sistemas, corrupção de dados, entre outros.

Conheça tipos de Malwares

Abaixo alguns tipos programas maliciosos muito utilizados por Hackers para causar prejuízos aos usuários:

Adwares – Você já recebeu bombardeio de anúncios publicitários enquanto estava navegando na internet? Você pode ter sido vítima de Adwares. Eles se instalam no computador com este único objetivo, encher sua navegação de anúncios podendo ocasionar excessiva lentidão em sua máquina e consumo excessivo de bateria.

Worms – Ele pode ser instalado no seu dispositivo ou rede por meio de vulnerabilidades de softwares, hardware ou até mesmo através de ataque do tipo Phishing. De maneira geral, esse Malware abre “portas” para que o Hacker tenha acesso a computadores ou até mesmo de redes inteiras.

Trojans – Chamados também de “Cavalo de Tróia” os Trojans se instalam nos computadores, disfarçando-se de arquivo ou programa útil e inofensivo. Quando instalados, eles disseminam outros tipos de Malwares que trazem vantagens aos Hackers.

Ransomwares – São Malwares utilizados para sequestrar os dados da vítima como por exemplo, número de cartões de créditos, dados de documentos pessoais, entre outros.

Stalkerwares – O seu objetivo é monitorar tudo o que você faz no computador ou celular. É comum o caso de parceiros amorosos utilizarem deste Malware para ter controle da vida digital.

Vírus – Você sabia que todo vírus de computador é um Malware mas nem todo Malware é um vírus? Apesar da confusão que fazem, vírus é apenas um dos tipos de Malware. Através de um hospedeiro infectado, ele é replicado para outros hospedeiros podendo infectar toda uma rede. O que ele vai ocasionar aos dispositivos, dependem do seu nível de sofisticação.

Você sabe se o seu dispositivo eletrônico está infectado?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o que são os Malwares e quais são os tipos existentes, conheça 6 dicas para identificar possível infecção no seu computador.

  1. Seu computador está mais lento que o comum
  2. O espaço de seu disco rígido tem perda de memória abrupta sem motivo aparente
  3. A ventoinha do seu notebook ou computador gira extremamente rápido enquanto o uso de recursos do seu sistema está muito alto
  4. Aparecimento de plugins, novas barras de ferramentas e extensões em seu navegador
  5. Surgimento de muitos anúncios publicitários enquanto navega-se na internet
  6. O sistema desliga abruptamente, congela ou exibe a “tela azul”

Proteja a sua empresa contra Malwares

Se um único usuário pode ser muito prejudicado com uma infecção de Malware, imagina uma empresa inteira, a qual, depende do bom desempenho de suas máquinas para a produtividade de seus colaboradores e necessita garantir a proteção de suas informações para evitar multas e processos indenizatórios.

A Tisec Segurança da Informação, empresa do Grupo Start Link, possui serviços e ferramentas de última geração para mitigar infecções de Malwares e caso sua rede de computadores já esteja infectada, a TISEC poderá garantir a remoção destes softwares maliciosos.

Com a Tisec o seu colaborador será treinado para evitar que caia em armadilhas de Hackers. Após o treinamento a empresa poderá decidir se irá aplicar testes reais a fim de averiguar se a cultura de proteção das informações está sob o domínio de seus funcionários.

Quer saber mais?

Entre em contato conosco. Nós da Tisec, podemos ajudá-lo.

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus