TISEC

O que é MDM e por que ele é importante?

O que é MDM e por que ele é importante?

Os dispositivos móveis, isto é, celulares, tablets entre outros, são ativos comuns e primordiais no ambiente empresarial. Sem esses equipamentos, não seria possível realizar com facilidade os processos empresariais, nos setores de trabalho, como por exemplo, setor financeiro, comercial, marketing, diretoria, entre outros, que uma corporação possui.

Uma empresa jamais deve entregar os dispositivos móveis para o colaborador sem os critérios e as Políticas empresariais bem estabelecidas para a sua utilização.

Todo colaborador, tanto o recém-contratado quanto o que está há tempos na empresa, devem ter o conhecimento do que podem e não devem fazer com os aparelhos, pois esses objetos além de serem ativos de valor para a companhia, é por meio deles que transitam informações e dados que são de extrema importância para o negócio da corporação.

A utilização indevida dos equipamentos pode expor as estratégias da companhia para concorrentes, ocasionar vazamento de dados, manchar imagem e reputação, além de que a empresa pode sofrer sanções, multas e processos por estar descumprindo a legislação como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei 13709/2018.

Desta maneira não basta apenas informar o funcionário sobre as Políticas de utilização dos dispositivos, é necessário garantir que ela seja praticada! Por estas inúmeras razões que foi criada a ferramenta MDMMobile Device Management.

MDM o que é?

O MDM, sigla em inglês para Mobile Device Management, é uma ferramenta que como o próprio nome diz, tem o objetivo de realizar o gerenciamento dos dispositivos móveis quando eles estão sendo utilizados por um colaborador.

Dispositivos móveis, entende-se como sendo aparelhos portáteis que possuem recursos semelhantes aos computadores com funções e processos que possibilitem ações como navegação na internet, conexão e utilização de e-mails, acesso a arquivos como pdf´s, word, excell.

O MDM é composto na grande maioria das vezes, de um software e uma plataforma que juntos se tornam eficazes para que as regras e políticas empresariais sejam de fato colocadas em práticas nos aparelhos.

Quando dizemos que o MDM é composto de Software, estamos falando de um conjunto de componentes lógicos do sistema que processa o programa, e plataforma um conjunto de subsistemas e interfaces que dão a “cara” da ferramenta e possibilita a utilização da ferramenta. 

O que é possível fazer com o MDM?

As funcionalidades e possibilidades da ferramenta MDM, pode variar de acordo com cada tipo de software criado.

Vamos mencionar aqui, de maneira geral, o que é possível fazer com um Mobile Device Management. Leia abaixo.

  • Controle remotamente

Com a solução é possível controlar os equipamentos á distancia sem a necessidade de que o colaborador precise estar no local em que o técnico fará a configuração. Isso reduz transtornos de locomoção, principalmente para aquele funcionário que não trabalha sempre presencialmente na empresa, como é o caso de alguns colaboradores de setores como o do comercial, direção, entre outros. 

  • Instalação massiva de apps

Instalar um aplicativo, como o whats app, em um único celular gera trabalho. Imagina quando precisa-se instalar vários aplicativos, como softwares, antivírus, navegadores, e-mails, entre outros, em uma quantidade grande de celulares de uma empresa. Com o MDM este trabalho fica muito mais fácil de fazer pois o técnico pode instalar os apps de uma vez só em vários celulares.

  • Bloqueio de instalações

Os equipamentos empresariais em tese, deveriam ser utilizados pelos colaboradores somente para a execução de seu ofício. Porém é comum que ao receber dispositivos móveis corporativos, os funcionários instalem aplicativos como, facebook, instagram, jogos, entre outros, que não são uteis nas funções laborais. Com a solução Mobile Device Management, a companhia poderá bloquear toda instalação de aplicativos indevidos.

  • Rastreio via satélite

Todas as pessoas que possuem dispositivos móveis estão sujeitas a perda e roubo dos equipamentos. Quando se trata de ativos empresariais, esses incidentes podem trazer inúmeros prejuízos para a organização. Com a solução MDM, os aparelhos podem ser localizados em tempo real, minimizando transtornos.

  • Limpeza de dispositivos perdidos e roubados

Imagina se o dispositivo é perdido ou roubado e ele é desligado seja porque acabou a bateria ou porque o furtador o fez de propósito, não permitindo a localização do objeto. Com o MDM, as informações estarão protegidas de qualquer maneira pois com ele é possível apagar todos os dados do dispositivo remotamente.

  • Auditar arquivos recebidos

Com a solução Mobile Device Management é possível obter visão geral de onde os dados são armazenados e detectar incidentes de segurança, como por exemplo, vazamento de dados.

E muito mais!

e

Como é implementado o MDM?

A solução pode ser implementada nos dispositivos móveis através de uma equipe de TI interna, que muitas vezes precisará aprender a configurar a ferramenta e a utilizá-la, ou por uma empresa terceirizada que já possua o domínio do Software.

É importante que as configurações da solução sejam constantemente atualizadas de acordo com as Políticas da corporação que podem variar de acordo com cada setor de trabalho e nova contratação de funcionário, havendo a necessidade de que uma equipe que realize a manutenção periódica da ferramenta.

Perguntas que você deve ter feito que mostram que você precisa do MDM.  

Se você faz constantemente as perguntas abaixo, reflita sobre a utilização de Mobile Device Management na sua companhia. Ele pode auxiliá-lo na melhoria e resolução das indagações.

  1. Como faço para ajudar meu funcionário a ter mais foco?
  2. Como melhorar a produtividade da minha equipe?
  3. Como destinar o uso dos aparelhos para atividades corporativas?
  4. Como mitigar o vazamento de dados nos dispositivos móveis?
  5. Como instalar algum aplicativo sem precisar que o funcionário de home office e externo se desloque?
  6. Como faço para garantir que os funcionários cumpram as Políticas da organização?

A Tisec tem o Mobile Device Management que sua empresa precisa!

Agora que você conhece mais sobre a solução MDM e verificou que a sua empresa precisa da ferramenta, entre em contato conosco da Tisec.

A Tisec possui soluções completas de Segurança da Informação que irão atender perfeitamente o seu negócio!

Se preferir, podemos fazer uma demonstração na prática para que se sinta seguro com a sua escolha!

Fazemos a implementação e monitoramento da solução para que sua equipe de TI não tenha que se preocupar e não fique sobrecarregada, podendo dar prioridade a outras atividades internas.

A sua empresa, pode ter hoje, a melhor solução para o gerenciamento de dispositivos móveis.

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus