TISEC

Por que uma solução de DLP ajuda empresas terem mais resultados.

Por que uma solução de DLP ajuda empresas terem mais resultados.

Com apenas três siglas uma solução DLP ajuda empresas terem mais resultados, e o por que vamos conhecer mais agora.

O vazamento de dados nas empresas, é um problema que elas precisam evitar em seu dia a dia inclusive impactando em seus resultados financeiros.

A imagem e reputação das companhias que tem suas informações confidenciais vazadas, são prejudicadas, com risco de perda de clientes, fornecedores e vantagem competitiva no mercado.

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro de 2020, ainda há a possibilidade de sofrer multas que podem chegar a 2% do faturamento da empresa e até 50 milhões por infração cometida conforme art° 52, inciso II.

Existem inúmeros motivos para que o vazamento de dados ocorra. Dentre eles, ataques realizados por hackers, falhas e vulnerabilidades de segurança em sistemas, softwares ou aplicativos, e até o mais comum, o compartilhamento indevido de informações confidenciais por funcionários internos para terceiros. Este compartilhamento pode ser intencional ou não, variando muito as causas de acordo com o contexto da situação.

Com o avanço da tecnologia e advindo da necessidade do mercado, hoje as empresas contam com um importante aliado que visa solucionar esta última situação descrita, a ferramenta Data Loss Prevention, abreviada de DLP.  

O que é um DLP?

Data Loss Prevention (DLP) é um software de segurança que permite que você controle o uso e monitore os dados acessados e compartilhados em todos os seus dispositivos, é como traçar uma rota de politicas de dados e uso de aplicações que deve ser seguidas por todos na empresa.

Você pode verificar os colaboradores que estão enviando arquivos, como imagens, documentos, entre outros, que contenham conteúdos confidenciais da organização e com isso impedindo ações que não estejam em conformidade com sua politica de dados.

A solução mitiga o vazamento de dados e auxilia para que as Políticas da companhia sejam de fato praticadas, colaborando para que fique em conformidade legal e regulatória.

Como funciona um sistema de Data Loss Prevention

Utilizado nos endpoints, isto é laptops, computadores, celulares, entre outros, a solução de DLP detecta automaticamente as tentativas de compartilhamento de dados que não estejam em conformidade com a politica de uso por parte do usuário e bloqueia a ação caso necessário.

O DLP também identifica os tipos de dados que podem ser compartilhados e exibe uma lista desses dados e todo o seu fluxo.

Isso é possível porque ao realizar um planejamento de implantação de dlp, consegue determinar quais dados são considerados sensíveis e configurar as políticas de DLP baseadas no seu cenário e necessidades.

Ele pode atuar passivamente e ativamente em todos os dispositivos.

DLP ajuda empresas terem mais resultados

Ao instalar uma solução de Data Loss Prevention, podemos acategorizar o que realmente é parte da politica de uso de dados e aplicações em sua empresa.

Podemos configurar as categorias de duas maneiras, por conteúdo sensível ou por regra de contexto.

Categorizar por conteúdo sensível: É a definição de regras que faz referência aos conteúdos que estão dentro de um arquivo. Essas regras podem ser do tipo, palavra, expressão regular, ou dicionário o qual contêm diversas palavras.

Ao definirmos esse tipo de regra, necessariamente o DLP abrirá o arquivo e lerá o conteúdo do arquivo. Caso o documento esteja com alguma palavra que foi definida pela regra, o DLP bloqueara o arquivo como confidencial.

Categorizar por regra de contexto: Ao definirmos uma regra por contexto, basicamente podemos bloquear os arquivos como sensível, com base no local que ele está inserido.

As regras por contexto podem ser baseadas pelo caminho que o arquivo está inserido, da aplicação que abrirá o arquivo ou até mesmo de um url da web.

Após a configuração da categoria, pode-se então definir as políticas de DLP para fazer a proteção desses documentos e evitar o vazamento de informações sensíveis.

O que são as políticas de DLP?

As Políticas de DLP, são todas as regras de compartilhamentos de dados sensíveis que a companhia determina, para serem aplicadas e gerenciadas pela ferramenta.

As definições de Políticas de DLP, são essenciais para garantir maior segurança, mitigando os riscos de vazamento de dados e informações sensíveis.

Uma empresa pode definir as Políticas de acordo com a necessidade de cada setor da empresa ou até mesmo de um único colaborador.

Mas além das políticas é possível trabalhar com mais inteligência a partir de um DLP

Trabalhando com inteligência de dados é possível ampliar os horizontes de visões para que a tecnologia da informação seja mais inteligente.

Como por exemplo

  • Configurar Políticas de acordo com cada setor da companhia ou por colaborador
  • Mostrar um aviso pop-up para o funcionário de sua ação indevida
  • Tirar print da tela do endpoint no momento da ação do funcionário
  • Determinar por qual meio (whats app, e-mail, teams, entre outros) um arquivo confidencial poderá ser enviado
  • Evitar a impressão do documento confidencial
  • Não deixar fazer upload de arquivo confidencial na internet para posterior compartilhamento
  • Determinar quantas vezes o dado sensível tem que aparecer no documento para que o seu compartilhamento seja bloqueado
  • Designar que em determinadas pastas contenham só arquivos confidenciais e não permitir seu compartilhamento.
  • Não permitir copiar e colar dados confidenciais
  • Identificar dados sensíveis em imagens. 

Além de evitar o compartilhamento indevido de dados, monitora todas as ações que os colaboradores realizam com as informações, alertando e sendo uma camada de proteção para mitigação de problema ou vazamento de dados.

A Plataforma da Ferramenta é intuitiva e contém todos os registros armazenados.

A empresa conseguira verificar a ação de cada usuário. A solução mostra quem, como, por onde e para onde o dado foi compartilhado, se foi feito algo indevido e qual ação a ferramenta tomou para evitar o compartilhamento.

Esses registros podem ser enviados periodicamente para os gestores, para que verifiquem o que está acontecendo e monitorem o ambiente.

Relatórios de Auditoria de segurança e produtividade com 1 clique.

As informações do relatório de auditoria através das soluções de DLP além de fornecer a segurança necessária permite as empresas terem uma visão 360 sobre o uso e a produtividade exercida por colaboradores ou terceiros.

Ele é muito importante pois dá uma visibilidade ampla do que os colaboradores fizeram com as informações e os ativos da companhia.

A empresa pode fazer o download do relatório para verificar as informações de um único usuário, de um setor, ou da empresa inteira. É possível selecionar as datas de que ser quer analisar o relatório.

As informações vêm estruturadas por tópicos. Dentre os tópicos estão, arquivos transferidos por UBS ou outros dispositivos, arquivos transferidos por e-mail, arquivos transferidos por webmail, arquivos da empresa enviados por web, arquivos transferidos por aplicativos de mensagens instantâneas, arquivos transferidos por armazenamento em nuvem, análise de como os aplicativos são usados, análise de uso da web, uso de recursos de TI – computadores, Uso de recursos de TI – impressão, e muito mais.

O relatório ainda mostra a quantidade de usuários, dispositivos, operações, arquivos, entre outros que foram monitorados. Além de dar recomendações de segurança para que sejam aplicadas e ajustadas novas políticas na ferramenta.

Então agora que você sabe mais sobre uma solução DLP conheça como a TISEC pode lhe ajudar na implantação ou na assessoria necessária para implantar um DLP

Para saber mais sobre a questão regulatória de proteção de dados no Brasil você pode acessar também o site do governo federal.

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus

Compartilhe:

Posts Recentes:

Terceirização de TI: Descubra as Vantagens de Delegar suas Necessidades de Tecnologia

Pentests – Conheça sua importância

Malwarebytes a melhor opção de antivírus